quarta-feira, 22 de abril de 2015

Navegando por nossas águas - Uma conversa significativa sobre o nosso papel de educadores na superação da crise socioambiental global

A Iandé Educação e Sustentabilidade juntamente com a facilitadora Valeria Freixedas, realizaram no dia 8 de abril, a oficina "Navegando pelas nossas águas", no SESC Sorocaba, essa atividade se iniciou com uma vivência do conceito de bacia hidrográfica, através de uma atividade lúdica denominada SIG Humano como um estímulo à compreensão da origem e do uso da água na cidade de Sorocaba e região. Depois a oficina foi alimentada pelas reflexões coletivas dentro da conversa sobre transformação da realidade, onde os participantes tiveram a oportunidade de trocar algumas ideias, orientados por uma pergunta geradora e por vídeos curtos e impactantes sobre o tema, sensibilizando-os sobre a abrangência da questão.
O objetivos dessa palestra foram, refletir a respeito da interligação entre pessoas, atividades, espaços e regiões por meio da água; despertar o entendimento da necessidade de ações abrangentes a conservação dos recursos hídricos e estimular a reflexão sobre o papel educador de cada um dos meios onde atua e a importância das ações coletivas em relação ao tema.

A água na sociedade contemporânea
O momento atual pede uma grande mobilização dos diversos setores da sociedade e o SESC desempenha um importante papel no que diz repeito a informar e fomentar a reflexão sobre a situação de crise hídrica que vivemos. Devemos envolver cada vez mais pessoas nessa discussão, logo, nos próximos meses a abordagem sobre uso responsável da água deverá ser uma constante em nossa programação, em especial na programação de educação para sustentabilidade.
Afim de fortalecer a divulgação em rede foi criado um conjunto institucional intitulado "ÁGUA - eu preciso e você também", que aglutinará todas as atividades que tenham relação com esse tema, sendo sob essa perspectiva que o encontro buscou sensibilizar o conjunto de 119 funcionários para a reflexão dessa temática contemporânea 








Nenhum comentário:

Postar um comentário