quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A IANDÉ E O PROJETO PONTE: "Ensino Médio, Biocombustíveis e Meio Ambiente"

Um dos trabalhos que a Iandé está desenvolvendo faz parte do Projeto "Ensino Médio, Biocombustíveis e Meio Ambiente"  do Programa PONTE!

Você já ouviu falar do Programa?


O Ponte é um programa de extensão universitária da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) da USP, que realiza intervenções educacionais de caráter interdisciplinar, vivencial, experimental e crítico em Escolas Públicas de Piracicaba – SP. Busca proporcionar a troca de experiências e conhecimentos entre a Universidade e as Escolas Públicas, fortalecendo e aprimorando a interação entre ambos.
 
Quem tiver interesse em conhecer um pouco mais pode visitar o blog deles: http://projetoponteesalq.blogspot.com.br/p/ponte-na-midia.html
 
O Projeto "Ensino Médio, Biocombustíveis e Meio Ambiente"  é um projeto financiado pela FINEP (http://www.finep.gov.br/) - Agência Brasileira da Inovação, empresa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI (http://www.mcti.gov.br/) que foi criada para institucionalizar o Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas.
 
Tem como objetivos gerais:
 
- Despertar nos estudantes do ensino médio o interesse e a compreensão sobre as áreas tecnológicas relacionadas ao setor de Biocombustíveis, além de promover a interação entre o conhecimento produzido na Universidade e os conteúdos do Ensino Médio, por meio do eixo transversal bioenergético e ambiental.
 
- Relacionar, comparativamente, os combustíveis derivados do petróleo, com os temas abordados incluindo a inserção econômica e social dessas diferentes áreas tecnológicas na sociedade contemporânea bem como sua integração com outras áreas do conhecimento.
 
- Fomentar junto aos professores atividades de motivação, aprimoramento contínuo e atualização nas áreas de ciências exatas e naturais, visando a criação de competências nas áreas dos setores acima mencionados.
 
 A Iandé, de setembro de 2013 à Fevereiro de 2015, estará a frente da elaboração de 4 kits laboratoriais sobre Biocombustíveis, de um curso voltado à 60 professores da rede pública de Piracicaba e de atividades para implementação dos kits laboratoriais em 15 escolas!

Reunião geral com a Equipe de monitores do Programa PONTE: Apresentação do Planejamento e alguns estudos


O grande desafio está sendo trabalhar com a questão dos Biocombustíveis, tema importante de ser refletido por estar presente em nossas vidas o tempo todo!
 
Formação interna em Biocombustíveis
 

Reunião geral com a Equipe de monitores do Programa PONTE: Apresentação do Planejamento e alguns estudos

Está sendo um prazer para a equipe da Iandé pensar, refletir, construir com carinho os kits laboratoriais e materiais didáticos que visam trazer a reflexão acerca do tema Biocombustíveis e de pensar em estratégias de inserção dos materiais no dia a dia das escolas da região, de maneira lúdica, agradável e brincante, sem perder a seriedade daquilo que o Projeto do Programa PONTE busca proporcionar nestas vivências com as Escolas Públicas aqui de Piracicaba.

 

Formação interna em Biocombustíveis


Reunião geral com a Equipe de monitores do Programa PONTE: Apresentação do Planejamento e alguns estudos

 Ao longo do Projeto vamos compartilhar com você o processo de elaboração dos kits, os desafios, a alegria em participar desta construção e os resultados obtidos!
 
 
Com carinho, Equipe Iandé.