Quem somos

Texto de Apresentação
Inspirada no modelo de negócio social, a Iandé - Educação e Sustentabilidade é uma empresa de consultoria que catalisa a transformação para a sustentabilidade em instituições de diferentes realidades sociais, através da facilitação de processos educativos e da implantação de estruturas mais sustentáveis.


Traz como pressuposto que o caminho da sustentabilidade se faz a partir de ação e reflexão no cotidiano e nos diferentes espaços de convivência, sejam eles a casa, a escola, o trabalho, áreas destinadas a lazer e áreas públicas de circulação e convívio.


Dessa forma, desenvolve seus trabalhos direcionados a inserir em qualquer espaço onde haja convívio a intencionalidade educadora, através da implantação de ESPAÇOS EDUCADORES PARA A SUSTENTABILIDADE, abrangendo diferentes áreas do conhecimento como a Educação Ambiental, a Educomunicação, a Arte-Educação, a Permacultura e a Agroecologia.

Reúne uma equipe de profissionais com experiência em educação e sustentabilidade, identificados com a necessidade de estabelecermos, como sociedade, um novo cotidiano, pautado em dar condições à vida se desenvolver e se regenerar, conciliando ambiente, sociedade e economia, o que se traduz em uma nova ética e uma nova cultura.

Conectados com o contexto e momento do mundo estes profissionais se movimentam juntos à necessária mudança de cultura, estabelecendo uma rica dinâmica de pesquisa, construção de conhecimentos e desenvolvimento de seus serviços e produtos com criatividade, inovação e competência.

Missão
Contribuir para que pessoas, comunidades e organizações sintam-se inspiradas e potentes para promover as transformações necessárias ao bem estar comum e a sustentabilidade, através da criação de ferramentas educacionais e da criação e facilitação de processos inovadores.


Visão
Ser uma organização de referência em educação ambiental e facilitação de processos que colabore, em cooperação com outras instituições e pessoas, para a construção de sociedades mais sustentáveis através de um trabalho inovador, saboroso, crítico e emancipatório.


Valores
• Felicidade
• Amor
• Desenvolvimento Humano
Ética
• Coerência
• Participação 
• Co-criação
• União
• Diversidade
• Arte
• Beleza
• Sustentabilidade
• Autonomia
• Espiritualidade

O Nome
Iandé é uma palavra da língua Tupi e significa “nosso”, é a expressão do desejo de compartilhar com pessoas e instituições a busca e a concretização de uma sociedade mais sustentável.

Iandé é uma palavra que convida a nos reconctarmos com o Planeta, com o Brasil, com a terra e suas dinâmicas, com a água e seu poder, com o potencial do Sol, com a importância das plantas, com todas as formas de vida, com a cultura, com Piracicaba, com uma força grande de transformação e com tudo que é de todos e portanto nosso.


Equipe




Karine Faleiros 


Engenheira Florestal formada pela ESALQ-USP, facilitadora de processos sociais voltados à sustentabilidade e educadora ambiental, com experiência na gestão de projetos socioambientais, elaboração de materiais didáticos, articulação social, arte educação e educomunicação.
Ressalta em seus trabalhos as interfaces entre sociedade, cultura e ambiente. Realiza-se profissionalmente em processos de criação e aprendizagem coletivos e no contato e interação com a diversidade de realidades socioambientais. 


A motivação de transformar realidades 
Vem da possibilidade concreta
A possibilidade concreta
Vem da participação






Cristiano Pastor


Cidadão Planetário, Biólogo formado pela ESALQ-USP, Educador Ambiental, experiência com gestão de resíduos, tecnologias mais sustentáveis, articulação social e educomunicação.
Tem se dedicado a experimentação, instalação e utilização de estruturas mais sustentáveis em espaços com intencionalidade educadora, onde "a fala comove e o exemplo arrasta", baseando-se na Permacultura e na Educação Libertadora.


A possibilidade real da sustentabilidade, 
a leitura crítica da sociedade, 
o aprendizado com a natureza 
seja ela criança, minhoca ou firmamento, 
construir o conhecimento,
aproximar o discurso da prática, 
independencia e felicidade,
é a busca da atualidade.




Leticia Prado Munhoes

Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Estagiaria da Iandé, atuou no Projeto Viveiro Educador Estação Travessia como monitora responsável pela organização do espaço e ponte entre os estudantes e os educadores. 

"Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" Antoine Lavosier
"Seja a mudança que você quer ver no mundo." M. Gandi