segunda-feira, 23 de julho de 2012

Ação junto à WWF


Junto à WWF, a Iandé executou a oficina “A Bacia em Mim” - construção coletiva do conceito de bacia hidrográfica. Ao todo foram duas oficinas, uma na Microbacia do Rio Longá no Estado do Piauí e uma na Microbacia do Rio Peruaçú no Estado de Minas Gerais, ambas microbacias em ambiente de transição entre o semi-árido e o cerrado e no contexto de agricultura familiar e subsistência. Teve como público, agricultores e outros .



Pela dinâmica da oficina é possível o mapeamento de vontades ou objetivos comuns, de lacunas, necessidades e fragilidades, funções e habilidades diversas entre os componentes (indivíduos ou instituições) do grupo em relação ao território e através disso o mapeamento de possíveis parcerias e a enunciação do desafio do grupo a partir do processo desencadeado pela oficina.




Estas intervenções se inserem em um contexto maior, o qual, em função de toda a problemática em torno da interface agricultura e água, o Banco do Brasil juntamente com o WWF-Brasil, a Fundação Banco do Brasil e a Agência Nacional da Água (ANA) firmaram parceria para desenvolver projetos socioambientais rurais em 14 microbacias dos 5 biomas Brasileiros.



O foco principal desses projetos é auxiliar o país a desenvolver e disseminar novas abordagens que permitam uma produção mais sustentável do ponto de vista socioambiental e econômico em situações “ganha-ganha” e reduzindo a pegada hídrica da agricultura.