sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Bancos de Pet

A quantidade de embalagens presentes no cotidiano, seja nas prateleiras, nos cestos de lixo ou descartada de forma descuidada é um tema central no debate sobre questões ambientais, econômicas e também sociais.
A Iandé trabalha com a Pedagogia dos 3 R´s onde o primeiro passo para enfrentarmos a problemática dos resíduos é Reduzir o nosso consumo e o desperdício de materiais e embalagens. O segundo e não menos importante é Reutilizar sempre que possível os materiais e as embalagens que consumimos. E por último podemos Reciclar o que não conseguimos reduzir e que também não pudemos reutilizar.

Neste sentido, temos elaborado bancos feitos de garrafas PET, uma proposta que trabalha na linha do segundo R, onde as garrafas que iriam direto para a reciclagem (processo industrial que consome recursos naturais e gera resíduos também) aumentaram sua vida útil, e de forma criativa e funcional são incorporadas no dia a dia de pessoas e instituições, acumulando diversas vantagens aos seus proprietários.


As garrafas foram compradas na Cooperativa Reciclador Solidário de Piracicaba

Os trinta litros de água utilizados para a limpeza das garrafas foram provenientes do sistema de coleta de água de chuva do escritório da Iandé- Educação e Sustentabilidade.
O sabão utilizado foi produzido por nós mesmos a partir de óleo de cozinha usado.


O tecido do acabamento é proveniente de roupas usadas adquiridas no Lar Betel de Piracicaba.

O acabamento foi desenhado e confeccionado pela artista local Pati Maria.

E ainda acompanham os bancos um lindo material educativo (fazine), com dicas e informações.

Simples assim!