quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Oficina de horta urbana e compostagem

Fomos à Torrinha na segunda feira dia 22 a convite de Vivian Bataini e da secretaria municipal de educação e de meio ambiente, quando foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelas professoras municipais do ensino infantil resultantes do curso de Educaçao Ambiental promovido pelas secretarias e ministrado pela Vivian, os trabalhos ficaram muito bons, com temas como compostagem, produção de mudas, papel reciclado e sacolas duráveis, numa perspectiva transformadora da educação ambiental.
A Iandé apoiou esta data com algumas provocações sobre compostagem doméstica e horta urbana, neste momento estavam presentes professoras, estudantes do curso técnico de meio ambiente de Torrinha e representantes das Secretarias de meio ambiente e da educação.
A participação foi boa e alguns detalhes e macetes sobre a compostagem foram esclarecidos, alguns participantes já praticavam a compostagem e outros se animaram a começar a gestão do resíduo orgânico em suas próprias casas.
Muitos dos participantes cultivam plantas em casas, isto foi muito legal pois pudemos conversar sobre o cultivo de plantas a partir do conhecimento de cada um e do interesse pelas diferentes funções das mesmas, aprendemos detalhes sobre o transplante da cebolinha e pudemos colaborar com conhecimentos sobre plantas companheiras e a influencia da lua na agricultura.




Oficina da Casa mais Sustentável em Americana

No dia 19 de novembro levamos a instalação da  Moradia mais sustentável à feira de ciências do colégio Universitário em Americana. Ficamos muito satisfeitos ao ver que o tema da sustentabilidade no cotidiano conseguiu ao mesmo tempo orientar a prática educativa e envolver pais e funcionários no debate das possibilidades de nos envolvermos com a transformação socioambiental. Visitamos exposições sobre filtragem de água e coleta de água de chuva, e estas estavam muito legais.
Pudemos conversar em "nossa casa" sobre nossas quatro campanhas com demonstrativos de cada uma:
- Eu como verdura do quintal: Vasos com hortaliças, tempeiros e ervas medicinais demonstravam algumas possibilidades de produzir em casa parte de seu próprio alimento, tempeiros e saúde.
- Eu coleto água de chuva: Um armazenador para 400l de água com descarte da primeira água de chuva e alguns detalhes importantes demonstrava a possibilidade de armazenarmos a água de boa qualidade e gratuita que cai do céu em forma de chuva, podendo ser utilizada para funções como lavagem de pisos, carro e regar plantas.
- Eu aqueço água com o Sol: Um aquecedor de água para o banho e um forno solar demonstravam as diferentes possibilidades de captar a energia solar paa aquecimento no nosso cotidiano
- Eu faço compostagem: Recipientes para a separação de materiais e uma composteira doméstica demonstravam as possibilidades de gerenciar o resíduo produzido em nossas casas de forma cuidadosa seja ele orgânico, reciclável ou não reciclável.
Ficamos muito satisfeitos com o dia e com as conversas e interesse dos visitantes, foi uma tarde muito agradável. A cada dia acreditamos mais na possibilidade da mudança.