terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Planejando o Projeto Estação Travessia com Mapas Mentais

A equipe da Iandé facilitou a primeira reunião de planejamento do projeto Estação Travessia através da ferramenta MAPAS MENTAIS.

O mapa mental nada mais é que uma representação gráfica de ideias, planejamentos, pautas de reuniões, e outros conteúdos provenientes de qualquer área do conhecimento. Esta representação gráfica resulta em um tipo de diagrama que pode ser feito à mão, através de imagens,  palavras chave e conexões entre elas, ou por programas específicos de computador como o  Freemind e o Labirinth, ambos de acesso livre na internet.

Esta ferramenta contribui para a elaboração de planejamentos, gestão de informações e de conhecimento, estimulando a criatividade, a arte e a memória.

Parte-se de uma imagem central, que representa o foco do Mapa Mental, no caso do planejamento facilitado pela Iandé esta imagem foi construída coletivamente. Desta imagem saem diversas conexões que representam as ideias principais ligadas ao foco do Mapa Mental, estas geram outras conexões de ideias associadas, as quais também geram outras e assim por diante. Ou seja, a elaboração do mapa mental está baseada no registro de ideias, a partir de palavras chave e imagens, que se desencadeiam a partir de um foco central.