quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Petróleo, mineiros, produtos e você

Hoje ligo a Televisão e vejo a noticia da vez: mineiros sendo socorridos de uma possível tragédia a partir do desmoronamento de um túnel que leva às entranhas da Terra. Um grande esquema foi armado para que o mundo pudesse acompanhar o resgate em tampo real, mineiro a mineiro sendo salvo, que bom! Me lembro de um fato que por meses foi acompanhado pela mídia, o desastre no golfo do México, um dos maiores desastres ecológicos da história, envolvendo o valioso petróleo e o precioso ecossistema marinho.

Nestes momentos, muitas questões são abordadas pela mídia, principalmente políticas e econômicas, quantos dígitos as bolsas de valores e as mega corporações deixarão de movimentar, como a imagem deste ou daquele governante ou mega empresário ficará...

Mas o que há por traz de tudo isto?

Um modelo de sociedade onde os riscos são muito grandes e não são apresentados em sua totalidade para todos os cidadãos planetários decidirem se querem ou não encará-los. Estes dois fatos, assim como outros que acontecem todos os dias, tem intima relação com o meu e o seu modo de vida, e portanto nós também somos responsáveis por eles.

O Petróleo vem sendo extraído mais e mais porque a sociedade vem demandando mais e mais plásticos, combustíveis e seus derivados. As mineradoras vem extraindo mais minérios porque nossa sociedade depende cada vez mais de minerais para suprir a necessidade de consumo de transportes, eletroeletrônicos, entre outros.

Seria ético que todos os produtos viessem acompanhados de uma “bula” clara alertando sobre seus efeitos colaterais, sua composição, sua forma de produção e seu uso. Assim teríamos mais clareza para fazer as escolhas no dia a dia. Assim, diferentemente do que é hoje, enxergaríamos o automóvel não só como um símbolo de status, potência e segurança, mas também como um grande emissor de gases de efeito estufa, um grande consumidor de matéria prima vinda de mineradoras e poços de petróleo, um dos principais fatores de óbito e invalidez de nossa população, entre outros.

Existindo ou não, por parte das empresas e dos governos, ética no trabalho, informações claras, cuidado com seus trabalhadores, com o meio ambiente ou com a sociedade, vale a dica de M. Gandhi para todos:

- Seja você a mudança que quer ver no mundo!
Cristiano Gomes Pastor