quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Oficina de Aquecedor Solar no Universitário de Americana


No dia 09 de novembro realizamos no Colégio Universitário de Americana uma oficina para construção de um aquecedor solar de baixo custo (ASBC), nesta foi possível debater com os estudantes do oitavo ano aspectos positivos e negativos do uso da energia elétrica e da energia solar, o funcionamento do aquecedor solar e a construção do mesmo, pelos jovens, com materiais de baixo custo e fácil implantação.

Iniciamos com um bate papo sobre o porquê utilizar, conhecer e difundir a energia solar.













Com apoio dos conhecimentos dos participantes discutimos e identificamos como funciona o aquecedor solar na teoria e então passamos para a prática, buscando respeitar as habilidades e conhecimentos de cada um sobre o tema, sobre as ferramentas e os materiais utilizados.











Enquanto faziamos a atividade um aquecedor igual ao que foi construído já estava instalado e as 11h da manhã, ao final da oficina, apresentava uma temperatura de 35 graus, imagine às 16h da tarde!




Através das avaliações dos vinte participantes e da equipe da Iandé podemos dizer que a atividade promovida na manhã do dia 09 de novembro, além de construtiva e esclarecedora também foi muito saborosa, vamos esperar pra ver o desempenho da turma na feira de ciências do dia 19 de novembro, quando apresentarão o aquecedor solar, seu funcionamento e outras formas de energia. Esperamos também que as contas de energia elétrica dos participantes diminuam quando implantarem aquecedores solares feitos por si mesmos em suas casas.