Estruturas mais Sustentáveis

1. Eu Coleto Água de Chuva
- Demonstrativa: Estrutura com capacidade de coleta para 200l de água, com caráter pedagógico e demonstrativo, versátil (podendo ser transportada e desmontada), apresentando baixo custo de implantação, com utilidade para regar canteiros e/ ou limpeza de espaços e objetos.

- Funcional: Estrutura implantada para reduzir o consumo de água servida pela concessionária, armazenar água de chuva em grandes quantidades minimizando impactos relativos a enchentes, possibilitar maior autonomia em relação à este recurso vital, e possibilitar o uso para atividades educativas. Requer estudo especializado e obra de implantação e modificação do espaço que constam de metodologia participativa com os beneficiários, permitindo o uso para descargas, rega, lavagem, e todos os usos para fins não potáveis (ABNT NBR 15527).


2. Eu Como Verdura do Quintal
- Demonstrativo: Estrutura modular composta por vasos e jardineiras, que permitem a produção de temperos, plantas medicinais, flores, plantas aromáticas e demais plantas de pequeno porte e interesse local, possibilitando uma pequena produção diversificada para uso pedagógico ou do dia a dia. Fácil implantação e baixo custo.



- Funcional: Estrutura de horta construída para produção de alimentos temperos, plantas medicinais, plantas aromáticas e demais plantas de interesse local podendo apresentar pequeno, médio e grande porte. Requer estudo da área e obra para implantação, respeitando as características e demandas locais. O processo de planejamento e implantação é feito de maneira participativa.



3. Eu Aqueço Água com o Sol
- Demonstrativo: Estrutura com capacidade de aquecimento de 50L de água, com caráter pedagógico e demonstrativo, versátil (podendo ser transportada e desmontada), apresentando baixo custo de implantação, com utilidade para um banho/dia ou demais usos que se demande água aquecida (menos cozinhar), este aquecedor pode aquecer a água a até 50o C.



- Funcional: Estrutura implantada para reduzir o consumo de energia elétrica para aquecimento de água minimizando impactos relativos a produção de energia, possibilita maior autonomia em relação à este recurso indispensável para o bem estar da sociedade nos dias de hoje, e possibilita o uso para atividades educativas. Requer estudo especializado e obra de implantação e modificação do espaço que constam de metodologia participativa com os beneficiários, permitindo o uso para banhos, máquinas de lavar e limpeza de louça.


4. Eu Faço Compostagem
- Demonstrativo: Estrutura modular composta por conteineres plásticos, que permitem a gestão de resíduos orgânicos com o uso de microorganismos e minhocas, capacidade para gestão de aproximadamente 60L de resíduo orgânico a cada três meses. Fácil implantação e baixo custo.




- Funcional: Estrutura implantada para gerenciar todo o resíduo orgânico produzido pelo espaço educador, transformando-o em composto orgânico de ótima qualidade que pode ser comercializado ou aplicado no próprio espaço.