sexta-feira, 18 de maio de 2012

Roda de Conversa - Elementos Piracicabanos no Universo Infantil

Ocorreu no dia 8 de maio a primeira atividade coletiva do Projeto Pontinhos de Cultura em Piracicaba, projeto   proposto pelo Instituto Terra Mater e Educomunicamos! Ponto de Cultura e executado pela Iandé.

Durante a Roda de Conversa foi realizado o diálogo entre alguns elementos culturais piracicabanos  e instrumentos musicais  para as futuras composições musicais. Os elementos culturais abordados foram o rio Piracicaba, o urbano, o afro, o indígena e o caipira. 

A roda de conversa teve a participação de pessoas ligadas a esses elementos citados acima, músicos e interessados em somar ao coletivo.

A metodologia utilizada para promover o diálogo foi o World Café, a pergunta foi: O quê não pode faltar para que estes elementos sejam bem representados?

Alguns dos elementos e instrumentos musicais levantados foram os  "Elias dos bonecos", verdadeiro "Véu da Noiva", capoeira, batuque de umbigada, viola caipira, vozes infantis, pau de chuva, dança circular, Vila África, tambor do Tambu, hip hop, viola de coxo, entre muitos mais.

As próximas atividades do Pontinhos de Cultura serão a Roda de Composição (adultos) e Oficina de Composição com crianças.