quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Diálogos da Biodiversidade

A equipe da Iandé vem participando dos Diálogos setoriais da biodiversidade através do Instituto Maturi. Estes encontros estão acontecendo em Brasília e são uma iniciativa articulada entre Ministério do Meio Ambiente, WWF-Brasil, UICN e IPÊ.
O diálogo envolve diferentes setores da sociedade, integrando o processo de elaboração do plano brasileiro de implementação das metas aprovadas na 10ª Conferência da Convenção sobre Diversidade Biológica.  É um Plano estratégico que será apresentado na Conferência das Nações Unidas Rio+20, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2012 e servirá de apoio às negociações sobre financiamento para conservação da biodiversidade durante a COP 11 da Convenção, em 2012, na Índia.
Os encontros são:  i) setor privado e áreas financeiras de governos; ii) academia e centros de pesquisa; iii) organizações da sociedade civil; iv) instituições governamentais; v) comunidades tradicionais e povos indígenas.
Para saber mais: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/biodiversidade/dialogos_biodiversidade/

Germinar

A equipe Iandé participa do Programa Germinar, que visa "fomentar o empreendedorismo social e apoiar a sustentação de iniciativas nessa área. Por meio da formação de indivíduos que possam atuar como líderes voltados ao desenvolvimento de pessoas, grupos e organizações, multiplicam-se as chances de sucesso das iniciativas sociais e de seus gestores."
O Programa tem diversas turmas no Brasil e em 2011 está acontecendo a Turma 72, em Piracicaba. A metodologia compreende palestras conceituais, espaço para reflexão e compartilhamento em pequenos grupos, vivências, trabalhos artísticos e movimentos corporais, sendo que grande parte do conteúdo é voltado à Antroposofia.
São cinco módulos de três dias (30h) cada, sendo os temas: 

Módulo 1. “Entendendo  a facilitação  de processos”
Módulo 2: “Conhecendo a Organização e Facilitando Processos"
Módulo 3: “Mediando conflitos”
Módulo 4: “Fazendo  Acontecer”. Por meio da elaboração de planos de ação para clientes
externos, aplica os conceitos apreendidos, com base em situações reais.
Módulo 5: “Biografia do Ser Humano”
Para saber mais:http://germinar.ning.com/



Mobilidade Urbana

A I Semana de Mobilidade Urbana aconteceu e foi um sucesso! Acima, reportagem feita pela TV-USP.
Agora devemos continuar animados para manter a discussão em pauta. A carta de propostas elaborada durante a Semana, principalmente no Fórum, está sendo entregue para os gestores públicos.

Congresso Nacional de Educação Ambiental

A Iandé participou do II Congresso Nacional de Educação Ambiental e IV Encontro Nordestino de Biogeografia. O evento contou com mais de 1500 participantes de todo Brasil. Foram diversas mesas redondas sobre Biodiversidade, Conservação, Agroecologia, Conflitos e gestão territorial.
No espaço de diálogo, dia 15 de outubro, apresentamos um trabalho entitulado: A Educação Ambiental em Unidades de Conservação de Uso sustentável: um diálogo entre três estudos de caso; trabalho este fruto de estudos entre três pesquisadoras acerca da importância do envolvimento das comunidades locais, bem como aplicação de ferramentas participativas no contexto da Gestão de Unidades de Conservação.
Para acessar este, e todos outros textos apresentados: http://www.cnea.com.br/site/index.php