Trabalhos da Equipe

A história profissional e pessoal da equipe da Iandé - Educação e Sustentabilidade é importante ser considerada aqui neste espaço como a base para o nascimento da Iandé. Esta história é o que trouxe a equipe até aqui. A Iandé é idealizada por Karine Faleiros e Cristiano Pastor, mas essa idealização e concretização vem com certeza a partir de experiências riquíssimas que foram divididas com inúmeras pessoas e instituições.


Gostaríamos de destacar aqui, em especial, o nosso agradecimento a algumas instituições e grupos dos quais fizemos parte e que nos inspiraram e nos formaram para o momento de agora, são elas:

- Programa USP Recicla
- Projeto Pisca - ESALQ - USP
- Projeto Bacias Irmãs da Universidade de São Paulo
- Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental da Universidade de São Paulo (NACE - PTECA/USP)
- Instituto Terra Mater
- Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA/ESALQ/USP)

Abaixo seguem algumas experiências relevantes do currículo de Karine e Cristiano.

Experiências em andamento e que já realizaram juntos:

• 01/2010 a atual – Idealizadores e Integrantes da Equipe de Coordenação do Educomunicamos Ponto de Cultura realizado pelo Instituto Terra Mater– Piracicaba - SP. Atuação com produção cultural, organização de eventos e desenvolvimento de cursos e oficinas que exploram a interface entre Cultura e Meio Ambiente através da Educomunicação. http://www.educomunicamos.blogspot.com/

• 01/2009 a atual – Gestores do projeto Construção Participativa de Material Didático de Educação Ambiental para a Bacia do Ribeirão Piracicamirim realizado pelo NACE-PTECA/ESALQ-USP e Instituto Terra Mater – Piracicaba - SP. Atuação com gestão administrativa e financeira, envolvimento de 30 instituições ligadas à área de educação ambiental, envolvimento de 10 escolas e cerca de 800 pessoas entre educadores e educandos em processos educativos e sociais, pesquisa nas áreas de participação, educomunicação, educação e sustentabilidade, produção de um documentário sobre a Bacia Hidrográfica do Ribeirão Piracicamirim, desenvolvimento de inúmeras oficinas de educação ambiental, organização de eventos e elaboração de materiais teóricos, práticos e audiovisuais – Piracicaba - SP.

• 01/2008 a 04/2009 – Consultoria no Projeto Estação Travessia – Piracicaba -SP. Atuação com análise de viabilidade e sustentabilidade econômica de projeto socioambiental e elaboração de projeto político pedagógico de um Espaço Educador.

Cristiano Gomes Pastor - Trabalhos já realizados

03/2008 a 05/2008 - Educador Ambiental na Fundação Casa de Piracicaba. Atuação com desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental com caráter profissionalisante a partir do tema horta urbana, para jovens internos da instituição.

07/2006 a atual - Membro do Coletivo Educador Pyrá Sykauá. Atuação com Organização das atividades e participação como membro.

03/2007 a 21/2007 - Gestor do Projeto Moradia Sustentável. Atuação com organização de Oficinas de Reflexão e Transformação Socioambiental na Moradia Universitária da Vila do Estudante da ESALQ/ USP.

12/2005 a 03/2008 - Educador do Projeto Bacias Irmãs. Atuação com Educação Ambiental, Tecnologias Sociais e Agenda 21 Escolar.

04/2004 a 12/2006 - Participante na Elaboração do Plano Diretor Socioambiental do Campus “Luiz de Queiroz”. Atuação com organização das atividades e participação como membro do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos.

05/2003 a 12/2005 - Educador do programa USP Recicla– ESALQ/USP. Atuação no projeto “Trabalho educativo para a formação de agentes multiplicadores na temática sociambiental”

Karine Silva Faleiros - Trabalhos já realizados

• 02/2006 a atual – Pesquisadora convidada pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental (NACE-PTECA/ESALQ-USP) – Piracicaba - SP. Atuação com educação ambiental, articulação social, organização de eventos socioambientais, educomunicação, desenvolvimento de cursos e oficinas socioambientais e elaboração de métodos e ferramentas educacionais pelo “Projeto Pisca – Conservação e Educação na Sub-bacia do Ribeirão Piracicamirim”.

• 01/2004 a atual – Integrante do Grupo Musical Corda de Barro - Piracicaba - SP. Atuação com pesquisa cultural, percussão, voz, criação e contação de histórias.

• 02/2007 a 07/2010 – Sócia da Empresa Biodendro Consultoria Florestal– Piracicaba - SP. Atuação com consultoria em Educação Ambiental.

• 03/2007 a 01/2009 – Coordenadora executiva da área de formação socioambiental no projeto “Nós do Pisca”, desenvolvido pelo NACEPTECA e pelo Instituto Terra Mater - Piracicaba - SP. Atuação com de atividades de articulação, mobilização social, educomunicação, formação socioambiental de jovens estudantes e professores e organização de eventos socioambientais.

• 09/2006 a 02/2007 – Arte-educadora no Projeto “Cuidágua” aprovado pelo FEHIDRO através da Associação Socioambientalista Somos Ubatuba (ASSU) – Ubatuba–SP. Atuação com realização de oficinas socioambientais e organização de eventos.