O que temos para oferecer

Espaços Educadores para a Sustentabilidade



ESPAÇOS EDUCADORES PARA A SUSTENTABILIDADE são espaços capazes de propiciar o exercício e a vivência de um caminho mais sustentável, evidenciando a viabilidade deste caminho, estimulando a reflexão sobre a urgência de nos movimentarmos em direção à uma nova cultura, o desejo de realizar ações conjuntas em prol da coletividade e reconhecimento da necessidade de nos educarmos continuamente neste sentido.


O Espaço Educador para a Sustentabilidade na nossa visão é um espaço composto por elementos essenciais e que se retroalimentam: as estruturas mais sustentáveis e os processos sociais e educativos

A Iandé facilita processos sociais e educativos e implanta estruturas mais sustentáveis que conduzam os espaços de convívio como a casa, a escola, a praça, a empresa e outros a se configurarem como espaços adequados socioambientalmente, dinâmicos, conectados com o momento do mundo aliando a educação e a sustentabilidade.

 

PORQUÊ?


Basta um olhar um pouco mais cuidadoso para perceber o desafio que está colocado para esta geração, e para a sociedade como um todo. O desequilíbrio social, ambiental e econômico é presente e os indivíduos e coletivos precisam estar preparados para enfrentar esta situação.

Diante do atual contexto, o qual se manifesta local e globalmente, é evidente a urgência de mudanças direcionadas ao estabelecimento de relações mais equilibradas entre os seres humanos e destes com a complexa teia da vida.

Acreditamos que estas mudanças, tem raízes em uma educação que estimule a percepção, o questionamento e a participação inovadora e criativa dos indivíduos e coletivos na construção de sociedades mais sustentáveis. A partir da construção de uma cultura que priorize o tema da sustentabilidade.

E neste sentido a Educação Ambiental vem alcançando bons resultados no enfrentamento dos desafios atuais.

A sustentabilidade, que tanto se fala nos dias de hoje, por muitas vezes se encontra distante e abstrata, sendo utilizada de forma banalizada em discursos e propagandas.

É necessário que os indivíduos experimentem a possibilidade real de contribuir para a harmonia entre suas escolhas e ações, e os frutos delas colhidos por todos.

É possível reverter a situação degradante em que se encontram a sociedade, o meio ambiente e a economia, e o Espaço Educador possibilita aproximar cada vez mais a intenção da ação, contribuindo para uma maior coerência dos indivíduos e instituições preocupados com as questões socioambientais e gerando esperança na possibilidade real de mudança.

Os primeiros passos desta jornada rumo a sociedades sustentáveis serão dados por cada indivíduo e coletivo no seu cotidiano reforçando a cada momento as intenções e os discursos através de ações contextualizadas que realmente contribuam para a mudança local e conseqüentemente para a mudança global.