quinta-feira, 5 de abril de 2012

Processos Educacionais Integrados à Eventos Culturais


Processos educacionais voltados para a sustentabilidade podem ser vistos de forma diferente do padrão e tradicionais "lousa e giz", ou "slide e sono", os quais têm como porta de entrada para o aprendizado o pensamento e o raciocínio.

Eventos culturais que buscam a interface com às questões socioambientais, podem ser vistos como processos educacionais  nos quais as portas de entrada são o sentimento e a vivência, através da arte, de toda dinâmica cultural, e contato com pessoas e diferentes experiências.


Nestes eventos integram-se  música, cultura local, exposições de tecnologias sustentáveis, estilização de roupas já usadas, dança, produção de alimentos, comércio justo e local, e tudo isso é agregado ao processo formador e vivencial. Tornam-se eficazes tais processos, pois o aprendizado torna-se um prazer coletivo, com aproximação e entrega.

A Iandé propõe ações nas quais se realizam  formas diferentes de agir enquanto educador .



Um exemplo disso é a realização de eventos como o Caldinho e Caldão Cultural realizados no Ponto de Cultura Educomunicamos em conjunto com o Instituto Terra Mater e a  Filó – Comunicação, Educação e Arte. Segue abaixo como exemplo o video do Primeiro Caldão Cultural de 2012.