sexta-feira, 20 de abril de 2012

Oficina de Coleta de Água no bairro Mario Dedini

Seguindo a idéia de que "a fala comove e o exemplo arrasta", foi realizada uma atividade na creche situada no Bairro Mario Dedini. Na qual a partir de um processo educacional em relação ao tema água, com abordagens á utilização, distribuição, captação e mais tópicos em relação à esse assunto tão essencial à vida, foi juntamente realizada a construção e instalação de uma estrutura para captação de água da chuva.



A água proveniente dessa captação é interessante para regar a horta, lavar o chão e demais locais, utilizar na descarga da privada e muitos usos mais, assim evitando de utilizar água tratada para esses fins, sendo que a água tratada pode ser destinada para consumo enquanto alimento.


A captação da água da chuva proporciona além de redução na conta no final do mês, uma grande ajuda para não escoarmos tanta água para os rios, principalmente em meios urbanos onde o solo é em sua maioria impermeabilizado á infiltração de água por conta dos asfaltos, concretos, etc e desse modo contribui para a diminuição de enchentes. Claro, captando água da chuva se tem muitos outros benefícios além desses.

A oficina se deu com muitas risadas, algumas preguiças, muitas dúvidas, prevalecendo a disposição dos funcionários da creche e da equipe da Iandé em participar juntos desse processo.