sexta-feira, 11 de junho de 2010

Oficina de Design Compartilhado de Espaços Mais Sustentáveis.

Convidamos vocês a participarem da Oficina de Design Compartilhado de Espaços Mais Sustentáveis


Esta é uma atividade organizada pela Iandé - Educação e Sustentabilidade e pela Guaxo - Projetos Sustentáveis e que faz parte da programação da Simapira (Semanas Integradas de Meio Ambiente de Piracicaba).
Contamos com a presença de vocês! Abaixo seguem as informações necessárias à participação.
Dia - Sábado - 19.06
Horário - 10h00 às 18h00
Local: Escritório Iandé/Guaxo – Rua XV de Novembro 1395 – Bairro Alto
Descrição: Neste primeiro módulo da oficina Design Compartilhado de Espaços Mais Sustentáveis iniciaremos a formação de um grupo de estudos e práticas em sustentabilidade e implantaremos um sistema de coleta de águas pluviais e canteiros para paisagismo comestível. Pretendemos que essa oficina propicie o encontro de pessoas dispostas em construir coletivamente conhecimento em permacultura e sustentabilidade.
Sugestão: Traga animação, idéias, sua caneca, um lanche para compartilhar em um pique nique e materiais referentes ao tema tratado para disponibilizar, mostrar e trocar.
Organização:
Guaxo - projetos sustentáveis e Iandé - educação e sustentabilidade
Informações: pelo e-mail karinefaleiros@ yahoo.com. br ou pelo telefones (19) 96491981/ 30425333
Inscrições Gratuitas: até dia 17 de junho através do email ou telefones acima
Número de vagas: 25
Número mínimo de participantes será 10. Caso esse numero não seja atingido a oficina não ocorrerá.

Curso de Aquecedor Solar de Baixo Custo em Torrinha

Fomos convidados por Vivian Battaini a colaborar com o Curso de Formação em Educação Ambiental para as Professoras Municipais de Torrinha-SP.
Por este curso tratar das questões relacionadas ao programa Municipio Verde Azul, a coordenadora Vivian, sugeriu que fosse abordada a temática da Moradia Sustentável. Foi previamente identificada a curiosidade e o interesse dos participantes pelo aquecedor solar de água de baixo custo.
A oficina contou com a participação de cerca de 40 professoras, dois integrantes da secretaria de meio ambiente e um integrante da comunidade com experiência em aquecedores solares convencionais.
Na realização da atividade foram demonstrados três tipos de aquecedores solares de baixo custo e apartir deles e de seu funcionamento, foram problematizadas questões relacionadas aos hábitos de consumo e desperdício da sociedade, ciclo de vida dos materiais e macro e microsoluções para as principais necessidades humanas.
Foi discutida a possibilidade de uso destas tecnologias para os espaços educadores de Torrinha, principalmente nas creches onde o consumo de água aquecida para banhos é alto, e também como ferramenta pedagógica no trabalho educativo com as crianças.
Apesar do grande desafio de abordar o tema do aquecimento solar para professoras do ensino infantil e de este espaço de formação ter ocorrido no período noturno, o resultado foi bem interessante, muitos participantes sanaram suas dúvidas e sairam empolgados para agir e refletir sobre o tema da energia solar.



A "Casa Sustentável" na Earth Dance