quarta-feira, 7 de novembro de 2012

DE OLHO NA BACIA NAS MÃOS DOS EDUCADORES


É com grande alegria que vimos, contar sobre Lançamento do “DE OLHO NA BACIA: Material Didático de EducaçÃo Ambiental para a Bacia do Ribeirão Piracicamirim” que foi realizado no dia 05 de novembro de 2012, na ESALQ.
Este evento foi realizado pela Diretoria de Ensino Região Piracicaba, Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental da ESALQ, Projeto Pisca, Instituto Terra Mater, Programa Ponte, GECOM - Laboratório de Vídeo, Programa USP Recicla e Iandé –Educação e Sustentabilidade.
Contamos com a participação de 60 professores da rede estadual de ensino e representantes de instituições parceiras e grupos de extensão da ESALQ.



o material elaborado é composto por um livro e um conjunto multimídia interativo, direcionado a educadores formais e não formais, visa contribuir para a compreensão do conceito de Bacia Hidrográfica, para a criação de identidade com o território da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Piracicamirim e para a conservação socioambiental do mesmo.
É resultado do projeto de construção participativa proposto pelo Instituto Terra Mater e pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental da Universidade de São Paulo (NACE – PTECA/ESALQ-USP) e financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).  Sua construção só foi possível através da contribuição de mais de 500 pessoas e mais de 30 instituições, dispostas a construir um território mais sustentável através da reflexão e prática de uma Educação Ambiental Transformadora.
Este lançamento foi fortalecido pela apresentação de mais dois importantes materiais que são permeados pelo conceito de bacia hidrográfica e pela temática das águas de Piracicaba, são eles:
- ATLAS DAS ÁGUAS DE PIRACICABA – PROGRAMA PONTE
- DOCUMENTÁRIO "Nas águas do Piracicaba" Dirigido pela Prof. Dra. Laura Alves Martirani e realizado com apoio do Programa Biota FAPESP

Oficina "Eu Coleto Água da Chuva" 2011

Já faz um certo tempo, mas não ficou esquecido!

Em 2011 ocorreu a oficina "Eu Coleto Água da Chuva" na casa de Dante Moretti. Na ocasião, foi realizado um registro audiovisual por parte da Filó - Comunicação, Educação e Arte.

O vídeo traz a mensagem a respeito da "mão na massa" para a mudança que se quer realizar no Mundo.

Segue abaixo o vídeo!