- Como fugir da linguagem dura da legislação?
- Como propiciar um aprendizado a partir do diálogo?
- Como inovar no método?
Essas foram questões colocadas pela empresa Ecossistemas (http://www.ecossistemas.net), parceira da Iandé na construção do Jogo do Novo Código Florestal.
Para responder estas perguntas este jogo foi desenvolvido, ou seja, ele surgiu da demanda trazida pela Ecossistemas de criar uma ferramenta lúdica e
interativa que exercitasse questões ligadas principalmente às
APPs e Reserva legal do novo Código Florestal, para compor a metodologia do treinamento sobre o Novo Código para profissionais da área ambiental das usinas de cana
de açúcar da Coopersucar.
O jogo se constitui como um jogo de tabuleiro, o
qual deve ser conduzido por um facilitador capacitado para esclarecer regras e
estimular a discussão do Novo Código Florestal.
O jogo tem caráter cooperativo, e visa trazer situações reais da
propriedade rural para que os jogadores possam escolher as melhores opções para
que a propriedade possa se adequar a nova legislação conciliando aspectos produtivos e de conservação ambiental.
O treinamento foi realizado no Hotel JP Ribeirão Preto, nos dias 22 e 23 de janeiro de 2014, com cerca de 40 profissionais da área ambiental. A equipe responsável pela facilitação do treinamento enfrentou o desafio de tratar deste tema polêmico munidos de muito estudo e boas ferramentas. Podemos dizer com toda certeza que o Jogo contribuiu para o sucesso do evento.
A Iandé manifesta grande satisfação de ter participado deste processo tão rico à convite da Ecossitemas e com uma interação tão positiva com a equipe de facilitadores.
O funcionamento e as peças do Jogo foram baseados no Jogo Adequação Total produzido pela Iandé para o Laboratório De Ecologia e Restauração Florestal da Esalq em 2013.
O processo de criação do Jogo do Novo Código foi coordenado pela Iandé com a parceria da Ecosssitemas, mas contou com a participação de outros profissionais e instituições:
- Sim Propaganda
- Coopersucar
- Cristina Yuri Vidal
- Tiago Barreto
Nenhum comentário:
Postar um comentário