Foi realizado dia 29 de junho de 2012 no Bairro Satélite Iris a formação "Ferramentas de Educação Ambiental para Tratar do Tema Resíduos". Ação propiciada à Iandé pelo SESC Campinas.
A ação teve como objetivo a formação de agentes multiplicadores a respeito da gestão de resíduos, nesse bairro que tem um histórico afetado diretamente e com uma grande intensidade pela falta de gestão de resíduos de uma forma apropriada.
Trata-se de uma área urbana instalada em local que antigamente funcionava um lixão, o qual foi aterrado. Várias consequências dessa má gestão caem sobre os moradores do bairro, como o perigo de explosões (pelo metano proveniente de decomposição anaeróbica), a contaminação do solo e daí uma impossibilidade de se produzir hortaliças, frutas, etc, na área, possíveis doenças nos moradores humanos e não humanos.
A formação teve como público educadores, professores, líderes comunitários e moradores do bairro. Foi iniciada com a apresentação das facilitadoras da Iandé, momento no qual também ocorreu o compartilhamento do objetivo da atividade. Seguida por uma dinâmica "Quebra Gelo", realizada com percussão corporal, na qual se buscou uma descontração e sentimento de união. Após essa "quebra de gelo" foi proposto que os participantes se apresentassem, dissessem qual o público que pretendem atuar com a questão dos resíduos e uma percepção sobre a questão de resíduos.
A formação seguiu com uma explanação sobre as raízes do problema de resíduos, focando na questão do consumismo e logo seguiu para a parte prática, vide o pensamento "a fala comove e o exemplo arrasta", momento no qual ocorreu a demonstração de quatro atividades relacionadas ao tema resíduos e que podem ser trabalhadas com diferentes públicos.
O fechamento se deu com a explicação do uso do "Material de Apoio à Oficina" (material distribuído entre os participantes) e um momento no qual cada participante falou seu sentimento a respeito da oficina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário