A equipe da Iandé participa do Projeto Estação Travessia atuando como responsáveis pelo processo educacional de um um grupo de 13 jovens ao longo de todas as tardes da semana. Dentro desse processo são propostos diferentes formas e ferramentas de aprendizagem, dentre elas estamos desenvolvendo atividades permeadas pelo conceito de Educomunicação.
“Descobriu-se que, há pelo menos trinta anos, uma nova prática comunicativa vem sendo gestada no seio da cultura contemporânea, levando pensadores como Paulo Freire e agentes sociais como Herbert de Souza, o Betinho, a dar à comunicação intencionalidade educativa a partir de um compromisso social definido: garantir a cada cidadão o acesso e o uso democrático dos recursos da comunicação, tendo como meta a ampliação da capacidade expressiva das pessoas, independentemente da condição social, grau de instrução, ou inserção no mercado, garantindo que o postulado que defende o 'livre fluxo' da informação seja globalizado, superando a meta liberal de se garantir a 'liberdade de expressão' tão somente aos que detêm controle sobre os sistemas de meios de informação. É a partir desse novo contexto que definimos a Educomunicação como um campo de intervenção social”(Ismar Soares, 2004)
“Descobriu-se que, há pelo menos trinta anos, uma nova prática comunicativa vem sendo gestada no seio da cultura contemporânea, levando pensadores como Paulo Freire e agentes sociais como Herbert de Souza, o Betinho, a dar à comunicação intencionalidade educativa a partir de um compromisso social definido: garantir a cada cidadão o acesso e o uso democrático dos recursos da comunicação, tendo como meta a ampliação da capacidade expressiva das pessoas, independentemente da condição social, grau de instrução, ou inserção no mercado, garantindo que o postulado que defende o 'livre fluxo' da informação seja globalizado, superando a meta liberal de se garantir a 'liberdade de expressão' tão somente aos que detêm controle sobre os sistemas de meios de informação. É a partir desse novo contexto que definimos a Educomunicação como um campo de intervenção social”(Ismar Soares, 2004)
Algumas práticas educomunicativas propostas pela Iandé dentro do Projeto foram a produção de zine, no qual os participantes do projeto o confeccionaram, um video/entrevista, no qual o participantes elaboraram perguntas, filmaram e responderam essas perguntas. E como ultima realização, atuaram como repórteres sociais, evidenciando problemáticas de seus bairros, como a falta de opções de lazer, carência na área de saúde .
O resultado dessa reportagem social foi divulgado dentro da Revista Colaborativa "Piracicaba em Transição", que é uma ferramenta dentro do Movimento Piracicaba em Transição.
Confira a matéria do pessoal do Projeto Travessia e muitas outras no endereço abaixo. Aproveite para se inteirar a respeito do Movimento Piracicaba em Transição.
Confira a matéria do pessoal do Projeto Travessia e muitas outras no endereço abaixo. Aproveite para se inteirar a respeito do Movimento Piracicaba em Transição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário