A apresentação do projeto foi realizada, entedemos o contexto, mas a equipe da Iandé está ansiosa para o momento em a ONG Vivarta disponibilize e torne acessível a metodologia.
Veja abaixo algumas informações sobre o projeto:
O projeto (www.dreamin.in) se configura como um processo de pensamento inovador, em sistema colaborativo e plataforma aberta, sem autoria individualizada, que busca formular projetos em diferentes áreas de produção e serviços, visando a constituição de um banco de ideias.
Baseado na diversidade de abordagens e compreensão do mundo e no pensamento de design (Design Thinking), o projeto registra e documenta sonhos (ao invés de necessidades) e os transforma em possíveis modelos de viabilização (seja de produtos, políticas públicas, serviços a novos modelos de negócios, com ou sem fins lucrativos).
O passo seguinte é conectar pessoas, empresas e instituições para explorar as oportunidades de implementação dessas possíveis soluções fomentando o empreendedorismo de maneira que estes projetos tenham uma possibilidade maior de sucesso através do apoio dos agentes envolvidos desde o início como as universidades, empresas e agências de fomento.
Muito resumidamente, a metodologia inclui a realização de uma JORNADA de coleta de sonhos em comunidades escolhidas previamente, realizada por profissionais e universitários (DREAMCATCHERS) previamente treinados por especialistas (DREAMGURUS); constituindo a fase DREAM. Os sonhos são catalogados e preparados para o próximo passo de analise e formulação de soluções.
Em um CONCLAVE de uma semana, no qual participam profissionais, empreendedores e pensadores com talentos em diferentes áreas e liderado por facilitadores da Parsons, IDIOM e profissionais locais (BIG DREAMERS e DREAM CATALYSTS), os sonhos são transformados em oportunidades e modelos de solução para futuro investimento e realização; esta é a fase BELIEVE.
Com as soluções delineadas, passa-se então à identificação e à conexão tanto com pessoas como instituições e empresas, visando a implementação de políticas públicas e a exploração das oportunidades levantadas no Conclave; esta é a fase REALIZE, hoje em implementação na Índia, relacionada à primeira edição do projeto.
Após o lançamento do projeto em suas três fases descritas acima, ele continua indefinidamente através de ferramentas como o Portal online, no qual qualquer um pode gravar e fazer o upload de seu sonho, encontrar pessoas com sonhos similares, contrastantes e quem acredite e queira tornar este sonho realidade.
O Instituto Vivarta, no Brasil, é a organização que está implementando este projeto no país. O Vivarta é uma OSCIP que participou ativamente da primeira edição do projeto na Índia em janeiro e fevereiro de 2011. Estamos programados para realizar, no Brasil, a Jornada em julho de 2012, e o Conclave no final de agosto do mesmo ano. Além disso, cinco universidades brasileiras (PUC-RIO, Unisinos, UnB, ESPM, UFMA) e a Parsons The New School for Design em NY irão ministrar uma disciplina do curso de design que ensinará aos alunos o método DREAM:IN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário