quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Diálogos sobre o novo código florestal e restauração ecológica


O Consórcio PCJ e Petrobras/Replan, com apoio da Iandé - Educação e Sustentabilidade, Prefeitura de Limeira, Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (LERF - ESALQ-USP), SAAE de Amparo e do IPEF, estão realizando dois encontros que tratam do novo código florestal e restauração ecológica. O objetivo dos encontros é informar e situar os atores dos diversos segmentos, sobre o novo código florestal e restauração ecológica de áreas degradadas, a fim de possibilitar a ampliação de uma rede de contatos e troca de experiências na sociedade e propiciar as lideranças e o aperfeiçoamento de conhecimentos como ferramentas e elementos de trabalho.

O primeiro encontro aconteceu no dia 15/07, na cidade de Limeira, contou com duas palestras: “O NOVO CÓDIGO FLORESTAL: O que mudou em relação ao Código Florestal de 1965 e como essas mudanças afetam a proteção da vegetação e dos recursos hídricos?”,  ministrado pelo Prof. Dr. Ricardo Ribeiro Rodrigues (Professor titular ESALQ-USP / LERF), e a Palestra: “RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA: Novas perspectivas”, ministrada pela Ma. Julia R. Mangueira (Doutoranda UNICAMP - Biologia Vegetal / LERF), que apresentou as perspectivas e novos desafios da restauração ecológica em escala local e regional, associando produção agrícola, conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos, após as palestras um período para questionamentos e discussão foi reservado. 







O segundo encontro acontecerá em Amparo, no dia 24/09 das 8:30 as 12:30, no auditório do Centro Universitário Amparense (UNIFIA), Rodovia SP 95, Km 46,5.
E a programação vai contar com a presença da Dra. Maria José Brito Zakia (IPEF), com a palestra “O NOVO CÓDIGO FLORESTAL: obrigações e oportunidades” e com a Ma. Julia R. Mangueira (PPG-BV-UNICAMP/LERF) e com a “RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA: novas perspectivas e desafios”.

As inscrições são gratuitas e limitadas, ainda da tempo de garantir a sua:


Aguardamos vocês lá!!

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Mês do meio ambiente


Estamos no mês do meio ambiente e as oficinas estão acontecendo...

Na primeira semana de junho realizamos três oficinas, a primeira aconteceu no dia 2 em Amparo, na escola Cime ProfFloripes Bueno da Silva, em que foi instalada uma cisterna, de forma participativa, contando com a diversidade de público da comunidade local: cidadãos, professores, funcionários, arquitetos, engenheiros e funcionários da SAAE.



A segunda oficina aconteceu em Salto do Pirapora no dia três e a terceira no dia seis no Sesc Campinas com a apresentação da Casa Mais Sustentável.



Na segunda semana no dia 9 e 11, as atividades aconteceram em Piracicaba, no Sesc Piracicaba como parte do programa Água: eu preciso e você também. Nessas duas atividades foram abordados o conceito de bacia hidrográfica e a construção de um mapa de forma colaborativa, para conhecimento e valorização da nossa Bacia e do Rio Piracicaba.



quarta-feira, 22 de abril de 2015

Navegando por nossas águas - Uma conversa significativa sobre o nosso papel de educadores na superação da crise socioambiental global

A Iandé Educação e Sustentabilidade juntamente com a facilitadora Valeria Freixedas, realizaram no dia 8 de abril, a oficina "Navegando pelas nossas águas", no SESC Sorocaba, essa atividade se iniciou com uma vivência do conceito de bacia hidrográfica, através de uma atividade lúdica denominada SIG Humano como um estímulo à compreensão da origem e do uso da água na cidade de Sorocaba e região. Depois a oficina foi alimentada pelas reflexões coletivas dentro da conversa sobre transformação da realidade, onde os participantes tiveram a oportunidade de trocar algumas ideias, orientados por uma pergunta geradora e por vídeos curtos e impactantes sobre o tema, sensibilizando-os sobre a abrangência da questão.
O objetivos dessa palestra foram, refletir a respeito da interligação entre pessoas, atividades, espaços e regiões por meio da água; despertar o entendimento da necessidade de ações abrangentes a conservação dos recursos hídricos e estimular a reflexão sobre o papel educador de cada um dos meios onde atua e a importância das ações coletivas em relação ao tema.

A água na sociedade contemporânea
O momento atual pede uma grande mobilização dos diversos setores da sociedade e o SESC desempenha um importante papel no que diz repeito a informar e fomentar a reflexão sobre a situação de crise hídrica que vivemos. Devemos envolver cada vez mais pessoas nessa discussão, logo, nos próximos meses a abordagem sobre uso responsável da água deverá ser uma constante em nossa programação, em especial na programação de educação para sustentabilidade.
Afim de fortalecer a divulgação em rede foi criado um conjunto institucional intitulado "ÁGUA - eu preciso e você também", que aglutinará todas as atividades que tenham relação com esse tema, sendo sob essa perspectiva que o encontro buscou sensibilizar o conjunto de 119 funcionários para a reflexão dessa temática contemporânea 








quarta-feira, 15 de abril de 2015

Co-criando Encontros sobre Eventos Hidrológicos Extremos - A crise como oportunidade para transformações nas Bacias PCJ

O Consórcio PCJ e a Petrobras/ Replan e apoio da Iandé - Educação e Sustentabilidadeda OCA (Laboratório de Política e Educação Ambiental ESALQ/USP), do NACE - PTECA e da Câmara Técnica de Educação Ambiental (Comitês PCJ) irão promover 4 encontros entre maio e junho de 2015, em diferentes regiões das bacias do PCJ, afim de construir um plano de ação para a prevenção, defesa, convivência e superação dos desafios impostos pelos Eventos Hidrológicos Extremos, através de diálogo entre diferentes visões sobre a temática, apresentação da situação e demandas das bacias PCJ, apresentação de soluções e ideias para a superação dos desafios, sensibilização através da arte e de métodos participativos. Em breve maiores informações.


Para que esses encontros ocorram, enfatizando o diálogo e a participação desde sua organização estamos promovendo pré- encontros com representantes de diversos setores da sociedade com potencial de contribuição para elaboração conjunta da programação dos encontros e a metodologia a ser utilizada. O primeiro pré- encontro foi realizado no dia 10 de março, confira os resultados no link: Co-criando Encontros sobre Água e Sociedade

Dando continuidade a co criação dos quatro encontros sobre a água e sociedade, o dia 2 de abril foi marcado por mais um pré encontro de conversas e compartilhamentos de ideias. Nesse pré encontro o objetivo foi rememorar e esclarecer os objetivos pré definidos e deixa-los de mais claros, além de dar continuidade ao cronograma, explorando o conteúdo a ser discutido e quais pessoas seriam indicadas para conduzir e expandir o assunto, para que os encontros possam de fato contribuir com a sociedade no entendimento, participação de responsabilidade e estimulo para que problemas sejam resolvidos quando falamos sobre a água. Participaram dessa conversa representadas da Iandé, OCA (Laboratório de Política e Educação Ambiental ESALQ/USP), do NACE - PTECA (Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental), CT- Rural (Sindicato Rural de Rio Claro), estudantes e professores da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba), e técnicos de Gestão Ambiental.



Confira o vídeo que inspirou nosso encontro:  

quarta-feira, 18 de março de 2015

Co-criando Encontros sobre Água e Sociedade

O Consórcio PCJ e a Petrobras em parceria com a Iandé - Educação e Sustentabilidade e apoio da OCA (Laboratório de Política e Educação Ambiental ESALQ/USP), do NACE - PTECA e da Câmara Técnica de Educação Ambiental (Comitês PCJ) irão promover 4 encontros entre maio e junho de 2015, em diferentes regiões das bacias do PCJ, afim de construir um plano de ação para a prevenção, defesa, convivência e superação dos desafios impostos pelos Eventos Hidrológicos Extremos, através de diálogo entre diferentes visões sobre a temática, apresentação da situação e demandas das bacias PCJ, apresentação de soluções e ideias para a superação dos desafios, sensibilização através da arte e de métodos participativos. Em breve maiores informações.
Para que esses encontros ocorram, enfatizando o diálogo e a participação desde sua organização estamos promovendo pré- encontros com representantes de diversos setores da sociedade com potencial de contribuição para elaboração conjunta da programação dos encontros e a metodologia a ser utilizada.
No dia 10 de março foi um desses pré-encontros, em que pessoas representantes das Instituições, Aguapé, OCA, IBILGR/CT, SSPCJ/DAEE, GAEMA, Consórcio PCJ, Prefeitura de Capivari, SANASA, Prefeitura de Limeira, estudantes da Esalq, juntamente com a Iandé se reuniram com o propósito de co criar os encontros, compartilhando o entendimento de que o momento de crise é uma oportunidade de mudança e inovação, enfatizando o diálogo e a participação, conhecendo e conectando as pessoas e organizações para ampliar a visão e consolidar a programação.
Para este momento, trabalhamos com uma ferramenta de diálogo que proporcionasse uma dinamicidade e maior troca de experiências diante de uma realidade complexa. A ferramenta utilizada foi o Open Space (Espaço Aberto), que propicia que os participantes tornem -se protagonistas, proponham e se responsabilizem por conversas e temas que sejam realmente significativos. Obs: Para quem quiser saber um pouquinho mais sobre a metodologia segue link: http://cocriar.com.br/biblioteca/metodologias/open-space/ .

Vejam os resultados do processo Relato Pré Encontro de Organização.
                                          







“A água é o elemento do processo. Ela vence a rigidez encontrando o caminho de menor resistência. Nada por mais inflexível que seja resiste ao fluxo inexorável da água. Ela é capaz de prevalecer sobre aquilo que parece ser muito mais forte do que ela. Justamente por não ser rígida, ela é poderosa que a pedra ou concreto. A água a força da humildade. Não há estrutura que resista ao fluxo de um organismo em processo, caso este processo esteja fluindo.
Se faz necessário romper com rigidez do velho abandonar antigos padrões, dissolver as velhas estruturas e caminhos. As águas, no seu fluxo continuo, precisam encontrar as fissuras, entrar nelas e fazer delicadamente uma suave pressão, alargando-as até que elas se tornem brechas grandes o suficiente para o novo entrar. A água fornece o surgimento do caos para que a ordem se rompa e seja reformada.
A água é o elemento da circulação e é capaz de unir as partes formando um todo vivo.”
Allan Kaplan

Livro: Artistas do invisível.